Você sabia que o esmalte que você usa pode te fazer mal?
Já imaginou que um ato simples pode ser um risco para sua saúde?
Poucas pessoas sabem, mas é que o esmalte está recheado de substâncias tóxicas em sua composição. Conheça algumas dessas substâncias:
- Tolueno (Tolueno) — solvente responsável por criar a superfície lisa na unha e conservar o pigmento. O tolueno pode prejudicar o sistema nervoso, além de danificar o sistema reprodutivo.
- Formaldeído (Formaldehyde Aldeído) — composto altamente volátil que faz com que o esmalte fique por mais tempo na unha. Um alerta para quem tem alergia. Essa substância pode desenvolver dermatites e queimaduras químicas. Em casos mais graves, pode até causar alteração no ritmo cardíaco e câncer.
- Dibutilftalato (dioctil Рhthalate) – usado como aromatizante. Parece inocente, mas pode causar doenças respiratórias, ginecológicas e até mesmo desordens endócrinas.
Um grupo de cientistas desenvolveram uma pesquisa com 24 mulheres. Elas passaram esmaltes e após sesis horas, a maioria delas tiveram um aumento do nível de difenilfosfato, substância derivada do fosfato de trifenilo, que é produzida durante o metabolismo. E, após 10 horas, o nível de difenilfosfato no corpo de todas as mulheres ultrapassou 7 vezes a quantidade considerada normal.
Mas e agora? Como não deixar a vaidade de lado, sem correr riscos? Saiba como escolher o esmalta adequado
- 5-Free: significa que o esmalte não tem formaldeído nem suas resinas derivadas ou os seus derivados (resinas de formaldeido), tolueno, ftalato de dibutilo nem cânfora.
- 3 — Free: significa que o esmalte só não tem três componentes: formaldeído, flatato de dibutil e tolueno.
Agora, antes de comprar um esmalte fique atento aos rótulos e componentes. Não arrisque sua saúde.