O que faz a gente adoecer?

 A qualidade e a quantidade dos alimentos consumidos, estresse e poluição

O pai da medicina moderna, Hipócrates já dizia: “Que seu alimento seja seu medicamento, e que seu medicamento seja seu alimento.” Hoje, quase 2.500 anos depois, a gente continua não seguindo essas orientações.

O que faz a gente adoecer? A qualidade e a quantidade dos alimentos consumidos, estresse e poluição. Mas o  que significa “comer certo”?

Todos os nutrientes são divididos em duas categorias: naturais e essenciais

Os nutrientes naturais podem ser fabricados pelo corpo. Os nutrientes essenciais precisam ser ingeridos pela alimentação, porque o nosso organismo não consegue fabricá-los. Em longo prazo, a deficiência dos nutrientes essenciais causa diversas doenças.

Para que os nutrientes cheguem a cada célula do organismo, tornam-se necessárias quatro etapas:

  1. Consumo do alimento: colocar na boca, mastigar e engolir.
  2. Digestão: normalmente o alimento vem em forma sólida ou líquida, mas do ponto de vista molecular, são moléculas muito grandes que precisam ser quebradas e transformadas em moléculas menores para que se cumpra a 3ª etapa.
  3. Absorção: nutriente cruza a parede do aparelho digestivo e entra na corrente sanguínea. Quando as células retiram nutriente do sangue, cumpriu-se a 4ª e a última etapa de nutrição que se chama:
  4. Assimilação.

Se uma dessas etapas for atrapalhada e o nutriente não chegar à célula, você está com nutrição desequilibrada. Isso é o que acontece na alimentação diária de grande maioria das pessoas hoje em dia.

O processo de nutrição fica atrapalhado logo na 1ª etapa devido à correria da vida moderna e falta de cultura de mastigar bem o alimento. Muitas pessoas praticamente engolem comida achando que há mais dentes dentro do estômago… Quando o alimento não é bem triturado na boca, as próximas etapas de nutrição ficam atrapalhadas, as células não recebem os nutrientes essenciais e o organismo vive mal nutrido e desequilibrado.

A comida industrializada é uma fábrica de doenças por conta dos aditivos, corantes, açúcares e gorduras adicionadas no processo.

Brasil é um dos maiores consumidores de agrotóxicos no mundo. Muitos desses agrotóxicos são comprovadamente cancerígenos. Nem os produtos orgânicos estão livres de críticas.

A comida, sobretudo a industrializada, tem sido apontada como o maior vilão do século 21 e uma das principais causas de doenças como diabetes, câncer, infarto e derrame.

Compartilhe
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

gordura visceral emagrecimento dieta
Você sabia que pode ter gordura escondida dentro do seu corpo?

Você pode parecer magro por fora, mas ainda ser gordo? A maioria dos falsos magros controla seu peso com dietas

Fechar