A greve dos caminhoneiros é uma dor de todos

Por Raphael Hagi
https://raphaelhagi.wordpress.com/

Assistindo as últimas notícias a respeito da greve dos caminhoneiros, movimento que considero absolutamente legítimo, apenas uma coisa me preocupa: Uma certa descentralização, a ausência de organização de uma pauta de reivindicações, um porta-voz.

Fica claro que a alta dos combustíveis é na verdade um sintoma inquestionável de uma falida política de tributação, que por sua vez é resultado da incapacidade do Estado de ser organizar quanto aos gastos, é por essa razão que existem diversos tributos, digamos, avulsos, como CIDE e PIS/COFINS. Vários deles,  remendos para tampar os buracos dos desmandos de quem entra e sai (nem tanto) do poder

Acompanho com espanto que a resposta do governo ao caos que vem se espalhando pelo país, com o sumiço de produtos em supermercados e também de combustíveis em diversas regiões do país, é a revogação temporária de impostos incidentes sobre o diesel, com a contrapartida de aumento de impostos em outras áreas. A proposta é frágil, incapaz de solucionar uma questão muito mais grave que o preço de combustíveis, antes de qualquer decisão, é claro, o tema já se tornou palanque antes da votação da proposta.

O Presidente do país, que talvez por viver em Brasília, ter a comodidade de veículo oficial, incontáveis auxílios e aposentadorias, pede trégua aos caminhoneiros, parece que ele está surdo ao não compreender que a trégua quem pede somos nós, brasileiros, cansados de sermos tungados em toda forma de consumo.

É importante que a população de modo geral procure um discernimento mais amplo da questão, e não fique apenas como aconteceu quando do reajuste das passagens de ônibus em 2013, que representou um marco histórico, mas que não trouxe como resultado algo estrutural, de médio a longo prazo.

Fico esperançoso, como sempre, que surjam no meio dessa desordem, algumas cabeças capazes de colocar o país em primeiro lugar, que tragam propostas, soluções que sejam de médio prazo.

 

Compartilhe
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

museu cachorro cofap dachhunds alemanhã cães
Cachorrinho ‘salsicha’ ganha museu na Alemanha

Os cãezinhos Dachshund, conhecido aqui como o cachorrinho da Cofap, linguicinha ou Salsicha ganharam uma homenagem bastante especial, um museu que fala e mostra

Fechar